ESTUDO DE FATORES QUE AFETAM A PRODUTIVIDADE EM OBRAS REPETITIVAS

 

 

Oliveira, Ricardo R. (1)

  1. Eng.º Civil, Msc. Eng. de Produção, Prof. da UNIOESTE - Rua Universitária, 2069

Fone (045)225-2100r.234 - 85814-110 - Cascavel – Pr E-mail: ricrocha@certto.com.br

Dall’Oglio, Simone (2)

Hamerski, Aracelli (2)

Martini, Carlos E. (2).

(2) Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rua Universitária, 2069 - Fone (045)225-2100r.232 - 85814-110 - Cascavel - Pr.

 

 

RESUMO

Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto de pesquisa que originou o trabalho denomina-se Metodologia para Melhoria da Qualidade e Produtividade em Obras de Caráter Repetitivo. O artigo descreve a sistemática que está sendo empregada para a criação da metodologia proposta, quanto à produtividade de obras de caráter repetitivo, através de estudos de casos. O objetivo do artigo é demonstrar os passos realizados, onde inicialmente é feita uma análise da obra repetitiva, para posterior coleta de dados dos serviços escolhidos e formação do bando de dados, e geração de gráficos e tabelas onde são analisados os fatores que afetam a produtividade. O trabalho apresenta dados obtidos em obras pesquisadas na cidade de Cascavel, estado do Paraná.

Palavras-chave: produtividade, repetição, curva de aprendizagem.

Área: Planejamento e Controle da Produção

 

 

ABSTRACT

This paper presents a work developed by UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. The research project that originated the work denominate Metodologia para Melhoria da Qualidade e Produtividade em Obras de Caráter Repetitivo. The paper describes the systematic that is being used in the project for the creation of the proposal methodology, as for to the productivity of construction by repetitive character, through study cases. The objective of the paper is demonstrating the steps realized. Initially an analysis of the repetitive work is accomplished, soon after a data collection the chosen services and formed database, for creation graphs and tables are generated therefore after analysis of the factors that affect the productivity The work presents date obtained in construction research in Cascavel, in the state Paraná.

Key-words: productivity, repetitive, learning curve.

  1. APRESENTAÇÃO
    1. Introdução
    2. O aumento da competitividade tem exigido do setor da construção civil uma busca por melhores índices de desempenho através de investimentos na gestão e tecnologia de seus processos produtivos.

      A execução de serviços em edificações requer que as pessoas e organizações que a executam correspondam a expectativas ou padrões de desempenho, isto é, que o processo aplicado na execução do serviço atinja um determinado índice de produtividade.

      No caso de obras de caráter repetitivo há uma particularidade, pois surge um fenômeno, denominado efeito aprendizagem, o qual possibilita aumentos expressivos de produtividade, através da repetição da execução dos serviços da obra. A base de todos os benefícios da repetição na construção é a operação contínua, isto é, o trabalho é realizado sem interrupções, sem alterações na equipe de trabalho.

      As obras de caráter repetitivo abrangem edificações do tipo: conjuntos prediais, conjuntos residenciais e prédios altos com mais de dez pavimentos.

    3. Objetivo

    Este artigo tem por objetivo demostrar os passos realizados para obtenção de dados de obras repetitivas, na busca de índices de produtividade e nos fatores que afetam estes índices.

    A partir dos dados coletados são formadas planilhas e gráficos, que fornecem como resultado o comportamento da produtividade dentro dos vários serviços que estão sendo analisados. Esses dados são o primeiro passo para interferir no processo, conforme os resultados que se deseja alcançar.

  2. CONCEITOS SOBRE PRODUTIVIDADE E REPETIÇÃO
    1. Produtividade
    2. Quando se aborda produtividade, refere-se ao número de produtos produzidos em um determinado tempo por um operário ou equipe. Um exemplo de obtenção de índices de produtividade na construção civil é a medição do número de metros quadrados de alvenaria, executado por um operário ou equipe em um determinado período:

    3. Fatores que afetam a produtividade
    4. Diversos são os aspectos abordados quando falamos sobre fatores que afetam a produtividade ou o que causa a baixa ou alta produtividade. Dentre os fatores pode-se destacar: (1) fatores gerenciais; (2) fatores de trabalho e ambiente; (3) fatores de projeto; (4) fatores relacionados aos recursos (PICCHI, 1993).

      No caso de estudos de obras tipicamente repetitivas, verifica-se também que afetam significativamente os índices de produtividade, o efeito aprendizagem e repetição

    5. Efeito Aprendizagem e Repetição

    É fenômeno conhecido que a repetição de uma tarefa, o treinamento e aprendizagem na sua execução, enfim a experiência, conduzem a um melhor desempenho, ou seja, um aumento de produtividade (HEINECK, 1991). Várias são as razões que explicam o efeito aprendizagem: (1) familiarização como trabalho; (2) melhoria da coordenação da equipe e dos equipamentos; (3) melhoria na coordenação do trabalho; (4) melhor gerenciamento e supervisão no dia-a-dia; (5) desenvolvimento de melhores métodos de execução; (6) melhores formas de suprimento às tarefas; e (7) menores alterações nos trabalhos e redução de retrabalho (THOMAS, 1986).

    Para que os efeitos citados acima realmente ocorram, é necessário que o trabalho realizado não sofra longas interrupções e que não haja grande variação de equipes de operários.

  3. METODOLOGIA EMPREGADA
  4. O projeto está sendo desenvolvido dentro de uma metodologia, onde inicialmente faz-se uma análise da obra escolhida, para verificação do seu caráter repetitivo. Após a escolha dos serviços que serão analisados quanto a produtividade, é realizada a coleta de dados através de planilhas desenvolvidas especificamente para cada serviço. A partir dos dados coletados são gerados banco de dados que são analisados e discutidos, através de gráficos e tabelas.

    Deste modo cria-se uma sistemática para verificação do processo, onde através dos resultados obtidos, identificam-se os fatores que afetam a produtividade.

    1. Descrição das Obras
    2. Atualmente a metodologia está sendo empregada em quatro edificações de vários pavimentos, construídos na cidade de Cascavel, Paraná, os quais serão identificados com Obra 1, 2, 3 e 4. A construtora responsável pela execução das obras é a mesma. Todos as construções apresentam estrutura em concreto armado.

      Descreve-se a seguir, cada uma das obras:

      a) Obra 1: Prédio comercial composto de 2 torres para salas comerciais. O levantamento de dados foi feito na 1º etapa do projeto, na construção de uma das torres. Esta 1º etapa é composta de 3 subsolos para garagens, térreo e mezanino para galeria de lojas, 16 pavimentos tipo (para 4 salas comerciais) e 17º pavimento para restaurante. O estudo do trabalho se concentra nos pavimentos tipos, com área de 201,15 m² cada.

      b) Obra 2: Prédio comercial e residencial composto de subsolo para garagens, térreo (galeria comercial), 16 pavimentos tipo (composto por 6 kitinetes) e pavimento de cobertura. O estudo do trabalho se concentra nos pavimentos tipo, com área de 215,99 m² cada.

      c) Obra 3: Prédios exclusivamente residencial composto de subsolo para garagens, térreo 15 pavimentos tipo (com 2 apartamentos) e pavimento de cobertura. O estudo se concentra nos pavimentos tipos, com área de 284,90 m².

      d) Obra 4: Conjunto residencial composto por 8 blocos, sendo que cada bloco contém 5 pavimentos tipos (com 4 apartamentos). O estudo atualmente está sendo realizado em dois dos blocos que estão em construção.

    3. Coleta de Dados
    4. Para realização da coleta de dados são utilizadas planilhas elaboradas especificamente para cada tipo de serviço. As planilhas devem conter a identificação do serviço, quantidade executada, tempo de oficial e servente gastos, data e dia da semana e um campo reservado para anotações de ocorrências especiais.

    5. Análise e Organização

    A organização do banco de dados é realizada pela geração de gráficos e tabelas, que facilitam a análise do processo, através da identificação dos fatores que podem estar afetando a produtividade e possibilitam a verificação da necessidade de algum tipo de alteração do processo.

    Neste artigo são apresentados, como exemplo desta organização, alguns gráficos e tabelas dos dados dos serviços apresentados acima, enfocando alguns dos fatores que afetam a produtividade em obras de caráter repetitivo como a influência da continuidade na execução do serviço.

    Para que o efeito aprendizagem realmente ocorra, é necessário que a execução do serviço seja contínua, sem interrupções prolongadas. A figura 01, apresenta como exemplo o serviço de alvenaria interna da Obra 2, onde verifica-se a continuidade do serviço e a ordem de execução das unidades. Também é possível visualizar o período gasto para execução, início e fim do trabalho, isso é, certificar-se que o serviço está dentro do cronograma previsto.

    Figura 01 - Dias gastos para execução do serviço contínuo.(Alvenaria Interna Obra 2)

    Quando o serviço é realizado como da forma apresentada anteriormente, a influência do Efeito Aprendizagem ocorre com maior facilidade, como demonstrado na figura 02, onde pode ser observado que ao longo dos dias de execução do serviço de alvenaria interna dos pavimentos tipo da Obra 2, a produtividade foi aumentando consideravelmente, isto é, o consumo de horas-homem por metro quadrado é reduzido.

    Figura 02 – Consumo médio de hh até a data de execução (Alvenaria Interna Obra 2).

    Na figura 03, verifica-se descontinuidade e interrupções na execução do serviço de reboco de teto da Obra 3. Como consequência, a figura 04 demonstra que o Efeito Aprendizagem não ocorre, pois o consumo de mão-de-obra sofre um pequeno acréscimo no decorrer dos dias de execução. Este tipo de comportamento ocorre quando o serviço é descontínuo, as equipes de trabalho foram muito variadas, houveram problemas na obra e outros tipos de interrupção (quebra de equipamentos, problemas climáticos, etc.).

    Figura 03 - Dias gastos para execução do serviço descontínuo (Reboco de Teto Obra 3).

     

     

     

    Figura 04 – Consumo médio até a data de execução (Reboco de Teto Obra 3).

    Quando os serviços apresentam Efeito Aprendizagem, é possível identificar uma curva ajustada por regressão que representa o comportamento dos índices de produtividade durante sua execução.

    A curva mais usada e aceita na construção civil é apresentada abaixo:

    YX = aX-n

    Nesta fórmula: YX = tempo para executar a x-ésima unidade; a = tempo para executar a primeira unidade; X = número de ordem da repetição; e n = fator que depende da intensidade de aprendizagem possível em cada tipo de operação. Este fator n está associada a uma porcentagem de redução do tempo médio de execução de uma unidade, quando se dobra o lote de produção. Esta porcentagem é chamada de Lei de Aprendizagem e estabelece a inclinação da curva. Quanto menor a porcentagem da Lei de aprendizagem, maior é o aprendizado. Na construção civil tem se observado curvas entre 80% (n = 0,322) e 95% (n = 0,074), sendo que para execução de estruturas de edifícios a literatura aponta para uma Lei de aprendizagem de 95%.

    São apresentados alguns casos que identificam a validade do modelo apresentado acima na execução de estruturas de concreto armado das obras identificadas anteriormente.

    Optou-se por apresentar os valores de consumo médio de mão-de-obra por m² de projeção até a repetição. Esses valores permitem a criação de índices de referência, facilitando comparações entre os serviços executados. O gráfico com os dados está apresentado na Figuras 5.

    Figura 05 - Dados sobre consumo de mão-de-obra na execução da estrutura das obras

    As equações obtidas no ajuste, bem como os coeficientes de determinação e as Leis de aprendizagem das curvas ajustadas estão apresentadas a seguir, na tabela 01.

    Tabela 01 - Equações e parâmetros das regressões

    Obra

    Equação

    Lei de Aprendizagem

    1

    YX = 5,3989 X-0,1070

    0,9005

    93%

    2

    YX = 10,234 X-0,2016

    0,9674

    87%

    3

    YX = 9,7557 X-0,3540

    0,9654

    78%

    4

    YX = 5,6221 X-0,1085

    0,8763

    93%

     

    A partir dos gráficos e das regressões pode ser observado que a equação clássica adotada para modelar o Efeito Aprendizagem no consumo médio para a execução de estrutura de concreto das obras estudadas teve uma boa adequação, com coeficientes de determinação próximos a 0,90.

    No trabalho de pesquisa em desenvolvimento, são realizados ainda outras análises dos fatores que afetam a produtividade, através da formação de gráficos que relacionam itens como: o comportamento da produtividade com a variação das equipes, a variação da produtividade ao longo da semana, a variação da produtividade por pavimento, verificação de equipes mais produtivas e outros.

  5. CONCLUSÃO
  6. Como resultado final, o projeto desenvolveu uma sistemática, apresentada em parte neste artigo, que realiza todo o controle do processo, iniciando-se com a coleta de dados, organização do bando de dados, análise dos gráficos e tabelas criadas, e por fim a utilização destes dados no processo produtivo para garantia de sua melhoria.

    Através da aplicação desta metodologia, a empresa pode coletar, organizar e utilizar os dados, além de poder controlar e analisar as fases de execução da obra. Deste modo, obtém-se um histórico dos índices de produtividade e do comportamento construtivo, podendo-se comparar com obras futuras, na busca de melhorias e aumento da produtividade.

  7. AGRADECIMENTOS
  8. FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, Órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT);

    FORMATO CONSTRUÇÕES LTDA.

  9. BIBLIOGRAFIA

HEINECH, L.F. Efeito aprendizagem, efeito continuidade e efeito concentração no aumento da produtividade na alvenaria. Anais do III Simpósio de Desempenho de Materiais e Componentes de Construção Civil, Florianópolis SC, 30 e 31 de outubro, 1991.

PICCHI, Flávio Augusto. Sistemas da Qualidade: uso em empresas de construção de edifícios. Tese de Doutorado em engenharia. Escola Politécnica da USP, Vol. 2 São Paulo, 1993.

THOMAS, H.R., MATHEWS, C.T. E WARD, J.G. Learning Curve of Construction Productivity. Journal of Construction engineering and Managenment, Vol. 112, n.2, june, 1986.