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JOGO DA FUNDAÇÃO
PESQUISA TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE INFORMÁTICA PARA NOVAS FORMAS DE AUTO-GESTãO – FINEP – HABITARE - 2003
Clique para jogar    

APRESENTAÇÃO

O jogo que apresentamos denomina-se Jogo da Fundação, e trata de princípios genéricos da confecção de uma fundação não armada em concreto ciclópico. Seu objetivo é permitir a discussão de diversos elementos importantes na confecção das fundações, utilizando a estratégia do game para fixar e discutir esses conteúdos.

Partimos da hipótese de que a aprendizagem sobre esses conteúdos por parte dos mutirantes será mais eficaz se o game for aplicado e seguido de discussões com o grupo a respeito das fundações, cumprindo a maior quantidade possível de informações sobre o tema e corrigindo as distorções de informações que o recurso de jogos possa dar origem. Dessa forma aconselhamos a aplicação do game seguida de uma discussão com um técnico, e apresentamos um pequeno roteiro que poderá conduzir essas discussões com os mutirantes.

Na impossibilidade de acompanhamento presencial por parte de um técnico, nossa hipótese é a de que o mutirante possa encontrar essas discussões na forma de comentários on-line, na internet, através de uma Rede Nacional de Mutirões. E, mesmo que o mutirante não se interesse por essas discussões, ainda assim terá fixado determinados conteúdos gerais que o divertimento fornece, permitindo que futuramente compreenda com mais facilidade os assuntos relacionados.

 

DESCRIÇÃO DA HISTÓRIA

O jogo é uma continuidade dos jogos anteriores (Jogo da Marcação e Jogo do Canteiro) onde os mesmos personagens apresentam situações críticas e o jogador toma decisões. Nesse jogo, há a presença importante da persogem Tetê, a técnica, que auxilia que expõe em linhas gerais os procedimentos e equipamentos para se construir a fundação de concreto ciclópico. Após a descrição das etapas feitas por Tetê, Zé Palpite – o personagem que nos jogos anteriores é apresentado como aquele que atrapalha as atividades – aproxima-se e indaga à Tetê se ela poderia repetir as instruções de como fazer as fundações novamente. É então que Têtê propõe o jogo, apresentando narrativas que devem ser sequenciadas pelo jogador em duas etapas de avaliação: primeiramente ele decide qual será a próxima etapa da fabricação da fundação. Quando ele acerta, ganha 10 pontos. Quando erra, perde 10 pontos (o jogo poe, por isso, terminar com pontos negativos). Uma vez escolhida a etapa certa, as animações são apresentadas mostrando como foram executadas cada etapa, e ao final dessas animações, o jogador avaliará se elas foram certas ou erradas. Quando o jogador erra ou acerta, Tetê aparece e explica porquê. O jogo termina quando todas as etapas e as variações sobre elas são apresentadas, e um pequeno comentário será feito, dependendo da pontuação do jogador.

 

DESCRIÇÃO TÉCNICA DO JOGO

O jogo foi elaborado em Shockwave Flash Macromedia, e pode ser jogado no browser (navegador Internet Explorer, Netscape e outros) on-line, ou poderá ser feito o download do arquivo para posteriormente ser jogado. Sua transmissão via internet gasta, na velocidade de 46 Kbps, de 5 a 6 minutos. O game poderá ser jogado sem o Browser e sem se estar on-line, após seu download, utilizando-se o player stand-alone do Shockwave Flash Macromedia.

O jogo foi executado considerando a seguinte configuração mínima: computador igual ou superior a um K6 II 300 megahertz, 8 mbytes de RAM, placa de vídeo com 10 mbytes e kit multimídia. Essa configuração além de ser mínima, corresponde às possibilidades dos telecentros a serem implantados nos mutirões.

SUGESTÕES DE DISCUSSÕES APÓS A APLICAÇÃO

Os jogos foram pensados considerando algumas características, dentre as quais se destaca o erro do modelo de realidade a ser retratada. Assim, antes de iniciar o desenho dos jogos sobre processos construtivos, já sabíamos que iríamos incorrer em algum desses tipos de erros:

• Generalização: foi necessário criar um critério para que se pudesse fazer a generalização de imagens, técnicas e procedimentos, visando manter a atenção do jogador e a rapidez dos jogos;
• Seleção: foi necessário criar um critério de seleção das informações que compõem os jogos, priorizando, no contexto, as sequências que fossem apreendidas com coerência e correção técnicas;
• Distorção: as distorções de imagens e informações não deveriam interferir na comunicação das informações. Elas foram estudadas e planejadas para serem desenhadas em vista de sua capacidade expressiva.

Diante disso, algumas distorções poderão ser notadas, e para completar o processo de aprendizagem, aconselhamos um roteiro de discussão com os jogadores logo após a aplicação do jogo. As questões a serem levantadas podem ser as seguintes:

1) Explicar a variedade de fundações dependendo do tipo de terreno;
2) Fazer notar que o canteiro não há mulheres, mas que em mutirões reais elas correspondem a um grande percentual;
3) Fazer notar que os personagens não usam capacetes, o que, para o mutirão real, deverá ser usado, ficando um depósito de capacetes logo à entrada (somente a personagem Tetê usa capacete);
4) Fazer notar que as animações somente mostram aspectos essenciais de cada etapa, explicando detalhadamente o que foi omitido ou o que pode ser interessante para o mutirão em questão.
5) Fazer notar que não aparecem os drenos de água pluvial sobre o terreno, mas que esses são importantes para não ocorrer o alagamento com águas de chuva;

Enfim, o roteiro complementar poderá ser elaborado exatamente a partir dos erros necessários à confecção do jogo, inferindo características peculiares de cada local e cada comunidade.

 

FICHA TÉCNICA

Esse game foi desenvolvido pelo professor Renato César Ferreira e pela Professora Maria Lúcia Malard (coordenadora do projeto) a partir de um roteiro de informações técnicas elaborado pelos professores Alfio Conti e Margarete Leta. A programação foi feita por Renato César e a interface gráfica foi desenhada por ele e pelo acadêmico Samir El Auar.

Para informações complementares: Prof. Renato Cesar email: rcesar@arq.ufmg.br




Atenção Coordenador:
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