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JOGO DA FUNDAÇÃO
PESQUISA TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE INFORMÁTICA PARA NOVAS
FORMAS DE AUTO-GESTãO – FINEP – HABITARE - 2003 |
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APRESENTAÇÃO
O jogo que apresentamos denomina-se Jogo da
Fundação, e trata de princípios
genéricos da confecção de uma
fundação não armada em concreto
ciclópico. Seu objetivo é permitir a
discussão de diversos elementos importantes na
confecção das fundações,
utilizando a estratégia do game para fixar e discutir
esses conteúdos.
Partimos da hipótese de que a aprendizagem sobre
esses conteúdos por parte dos mutirantes será
mais eficaz se o game for aplicado e seguido de
discussões com o grupo a respeito das
fundações, cumprindo a maior quantidade
possível de informações sobre o tema e
corrigindo as distorções de
informações que o recurso de jogos possa dar
origem. Dessa forma aconselhamos a aplicação
do game seguida de uma discussão com um
técnico, e apresentamos um pequeno roteiro que
poderá conduzir essas discussões com os
mutirantes.
Na impossibilidade de acompanhamento presencial por parte
de um técnico, nossa hipótese é a de
que o mutirante possa encontrar essas discussões na
forma de comentários on-line, na internet,
através de uma Rede Nacional de Mutirões. E,
mesmo que o mutirante não se interesse por essas
discussões, ainda assim terá fixado
determinados conteúdos gerais que o divertimento
fornece, permitindo que futuramente compreenda com mais
facilidade os assuntos relacionados.
DESCRIÇÃO DA HISTÓRIA
O jogo é uma continuidade dos jogos anteriores
(Jogo da Marcação e Jogo do Canteiro) onde os
mesmos personagens apresentam situações
críticas e o jogador toma decisões. Nesse
jogo, há a presença importante da persogem
Tetê, a técnica, que auxilia que expõe
em linhas gerais os procedimentos e equipamentos para se
construir a fundação de concreto
ciclópico. Após a descrição das
etapas feitas por Tetê, Zé Palpite – o
personagem que nos jogos anteriores é apresentado
como aquele que atrapalha as atividades – aproxima-se
e indaga à Tetê se ela poderia repetir as
instruções de como fazer as
fundações novamente. É então que
Têtê propõe o jogo, apresentando
narrativas que devem ser sequenciadas pelo jogador em duas
etapas de avaliação: primeiramente ele decide
qual será a próxima etapa da
fabricação da fundação. Quando
ele acerta, ganha 10 pontos. Quando erra, perde 10 pontos (o
jogo poe, por isso, terminar com pontos negativos). Uma vez
escolhida a etapa certa, as animações
são apresentadas mostrando como foram executadas cada
etapa, e ao final dessas animações, o jogador
avaliará se elas foram certas ou erradas. Quando o
jogador erra ou acerta, Tetê aparece e explica
porquê. O jogo termina quando todas as etapas e as
variações sobre elas são apresentadas,
e um pequeno comentário será feito, dependendo
da pontuação do jogador.
DESCRIÇÃO TÉCNICA DO JOGO
O jogo foi elaborado em Shockwave Flash Macromedia, e
pode ser jogado no browser (navegador Internet Explorer,
Netscape e outros) on-line, ou poderá ser feito o
download do arquivo para posteriormente ser jogado. Sua
transmissão via internet gasta, na velocidade de 46
Kbps, de 5 a 6 minutos. O game poderá ser jogado sem
o Browser e sem se estar on-line, após seu download,
utilizando-se o player stand-alone do Shockwave Flash
Macromedia.
O jogo foi executado considerando a seguinte
configuração mínima: computador igual
ou superior a um K6 II 300 megahertz, 8 mbytes de RAM, placa
de vídeo com 10 mbytes e kit multimídia. Essa
configuração além de ser mínima,
corresponde às possibilidades dos telecentros a serem
implantados nos mutirões.
SUGESTÕES DE DISCUSSÕES APÓS A
APLICAÇÃO
Os jogos foram pensados considerando algumas
características, dentre as quais se destaca o erro do
modelo de realidade a ser retratada. Assim, antes de iniciar
o desenho dos jogos sobre processos construtivos, já
sabíamos que iríamos incorrer em algum desses
tipos de erros:
• Generalização: foi necessário
criar um critério para que se pudesse fazer a
generalização de imagens, técnicas e
procedimentos, visando manter a atenção do
jogador e a rapidez dos jogos;
• Seleção: foi necessário criar
um critério de seleção das
informações que compõem os jogos,
priorizando, no contexto, as sequências que fossem
apreendidas com coerência e correção
técnicas;
• Distorção: as
distorções de imagens e
informações não deveriam interferir
na comunicação das
informações. Elas foram estudadas e
planejadas para serem desenhadas em vista de sua
capacidade expressiva.
Diante disso, algumas distorções
poderão ser notadas, e para completar o processo de
aprendizagem, aconselhamos um roteiro de discussão
com os jogadores logo após a
aplicação do jogo. As questões a
serem levantadas podem ser as seguintes:
1) Explicar a variedade de fundações
dependendo do tipo de terreno;
2) Fazer notar que o canteiro não há
mulheres, mas que em mutirões reais elas
correspondem a um grande percentual;
3) Fazer notar que os personagens não usam
capacetes, o que, para o mutirão real,
deverá ser usado, ficando um depósito de
capacetes logo à entrada (somente a personagem
Tetê usa capacete);
4) Fazer notar que as animações somente
mostram aspectos essenciais de cada etapa, explicando
detalhadamente o que foi omitido ou o que pode ser
interessante para o mutirão em questão.
5) Fazer notar que não aparecem os drenos de
água pluvial sobre o terreno, mas que esses
são importantes para não ocorrer o
alagamento com águas de chuva;
Enfim, o roteiro complementar poderá ser elaborado
exatamente a partir dos erros necessários à
confecção do jogo, inferindo
características peculiares de cada local e cada
comunidade.
FICHA TÉCNICA
Esse game foi desenvolvido pelo professor Renato
César Ferreira e pela Professora Maria Lúcia
Malard (coordenadora do projeto) a partir de um roteiro de
informações técnicas elaborado pelos
professores Alfio Conti e Margarete Leta. A
programação foi feita por Renato César
e a interface gráfica foi desenhada por ele e pelo
acadêmico Samir El Auar.
Para informações complementares: Prof.
Renato Cesar email: rcesar@arq.ufmg.br
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