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Ano 9 Outubro 2009

Qualidade para espaços coletivos
Estudo alerta sobre a carência de planejamento para gestão do lixo em empreendimentos de interesse social




Condomínios populares também precisam de gestão do lixo. A idéia que parece óbvia não é uma realidade e merece atenção quando o assunto é moradia de interesse social.

Uma avaliação técnica realizada em 11 empreendimentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), na cidade de Pelotas (RS), permitiu medições das trajetórias percorridas pelos usuários até a deposição do lixo – e mostra que os moradores chegam a caminhar três vezes a distância recomendada. O estudo revela que mais de 80% dos condôminos estão a distâncias inadequadas dos pontos de coleta.

“Analisando os gráficos percebe-se que o lixo não é pensado como uma rede de pontos conectados dentro do espaço condominial. Não é concebido como um sistema que precisa de deslocamento entre um ponto e outro”, explica a arquiteta Ângela Cristina Bosenbecker, do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Em sua opinião, há uma negação por parte dos projetistas e analistas de projetos sobre a existência do lixo. “É como se este serviço de apoio à vida diária fosse ignorado pelas normas e pelos projetistas, e só viesse à tona quando as falhas na prestação do serviço deixassem suas marcas: lixo acumulado, dejetos após a passagem do veículo coletor, odores”, complementa a professora Nirce Saffer Medvedovski, orientadora do projeto ´Geração de indicadores de qualidade de espaços coletivos em Empreendimentos de Habitação de Interesse social (Inqualis)`. Este projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem apoio financeiro do Programa Habitare, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio da rede de pesquisa ´Ciência e tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da Habitação de Interesse Social`. A universidade desenvolve o trabalho com foco nos espaços coletivos dos empreendimentos.


Serviço desprezado



O estudo também alerta para a falta de integração entre o sistema de coleta municipal do lixo e o sistema interno do condomínio.

Além disso, sem investimentos em materiais e equipamentos no período da construção dos conjuntos, esse serviço fica relegado a um segundo momento, para que os usuários, administradoras e o poder municipal decidam sobre sua operação e manutenção.

De acordo com a equipe, recomendações sobre acondicionamento e coleta do lixo domiciliar são raras na bibliografia em geral. “O tema é tratado de forma sucinta, como parte das normas relativas ao sistema viário, e as orientações são eminentemente qualitativas, deixando ao bom senso e experiência dos urbanistas e administradores decidir sobre como concretizar o serviço”, descreve Ângela em um artigo que será levado em novembro ao Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído.

Segundo ela, alguns códigos de obra exigem para os condomínios localizados nos bairros servidos com coleta seletiva de lixo a colocação de recipientes próprios, que garantam a coleta distinta dos resíduos, cabendo ao executivo municipal determinar a quantidade e capacidade destes equipamentos. Mas não há na legislação referências quanto ao dimensionamento, localização e tipologia destes aparatos para disposição do lixo.

“É um conhecimento fragmentado, com pouca ênfase nas relações de desempenho da limpeza das áreas habitacionais”, complementa. Para a equipe, o trabalho ressalta a importância de que os conjuntos habitacionais populares tenham uma concepção de gestão do lixo domiciliar na etapa de projeto, incorporando hábitos da população, aspectos climáticos e de desenho urbano.


A pesquisa

Foram avaliados 11 conjuntos residenciais do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) em Pelotas (RS), totalizando 1.506 unidades. Questionários foram aplicados para percepção do nível de satisfação dos usuários em relação ao sistema de coleta de lixo e à limpeza dos condomínios.

Para a avaliação técnica, além de material fotográfico produzido durante as visitas, foi usado check-list para levantamento de informações como órgão responsável (público, privado, prefeitura); localização dos depósitos de lixo (in loco); verificação da existência de depósitos inapropriados (in loco); frequência da coleta (com o órgão responsável); averiguação da existência ou não de coleta seletiva (órgão responsável e/ou in loco).

Este estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem apoio financeiro do Programa Habitare, da FINEP, por meio da rede de pesquisa ´Ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da Habitação de Interesse Social`.

A equipe leva em conta que a maior parte das avaliações das etapas de uso e manutenção desse tipo de empreendimento é voltada para a unidade habitacional (casa ou apartamento). Além disso, em geral os condomínios priorizam espaços de circulação e estacionamento, com blocos dispostos de forma isolada, sem criar espaços comunitários. Mas para comunidades de menor renda, espaços como parques, quadras, salões de festa e acessos têm grande importância, especialmente devido ao reduzido tamanho das moradias, às necessidades de socialização e privacidade, de geração de renda e dos reduzidos custos direcionados à manutenção, entre outros desafios relacionados a empreendimentos populares. O objetivo da equipe é propor indicadores para os processos de projeto e gestão das áreas coletivas dos conjuntos habitacionais.

Saiba Mais

Problemas/Desafios

- No município em estudo é adotada a distância de 60 metros a ser percorrida para deposição do lixo. No entanto, as pesquisas mostram que dentro dos conjuntos os moradores chegam a caminhar três vezes a distância recomendada.
- Mais de 80% dos usuários estão a distâncias inadequadas dos pontos de coleta do lixo.
- Os condomínios em estudo ainda não estavam adaptados ao novo sistema de coleta do município, permanecendo com antigos equipamentos para deposito, tipo Corga, Colipo ou mesmo latões de 200 litros.
- Não há planejamento quanto à previsão dos equipamentos de disposição do lixo, sendo a localização e o número de recipientes determinada de forma empírica, baseada na pratica das imobiliárias ou das zeladorias.
- Como o sistema de coleta e disposição não foi planejado, permanece o método de tentativa / erro / nova tentativa.
- Não existe integração entre o sistema de coleta municipal e o sistema interno do condomínio.
- Não há aparatos apropriados para coleta na área interna dos empreendimentos.
- O lixo não é pensado como uma rede de pontos conectados dentro do espaço condominial.
- Como não requer investimentos em materiais e equipamentos no decorrer do período da construção dos conjuntos, o sistema de coleta do lixo fica relegado a um segundo momento, para que os usuários, administradoras e o poder municipal decidam sobre sua operação e manutenção.
- Como mais de 89% dos moradores não vieram de outros conjuntos habitacionais, e não tinham acesso a este serviço, as necessárias melhorias no sistema de coleta e disposição do lixo não são percebidas.

Diagnósticos / Sugestões
- A disposição e coleta do lixo, conforme parâmetro adotado pelo município, deve estar no máximo a 60 metros do usuário, devendo ser prevista por ocasião do projeto do empreendimento.
- Projetos precisam resolver conflitos entre entrada e saída de veículos e entrada do caminhão do lixo, quando os dispositivos de armazenamento estiverem localizados dentro do condomínio.
- Com a adoção do sistema municipal de coleta containerizada, as administradoras terão de resolver a inadequação do atual sistema de coleta quanto à capacidade, às condições de armazenamento e a localização dentro do conjunto habitacional.
- Contentores hoje localizados no passeio deverão ser recolhidos ou utilizados para a implantação da futura coleta do lixo limpo por parte do poder público o que demonstra a continuidade de um processo com conflitos.
- Contentores hoje localizados no passeio deverão ser recolhidos ou utilizados para a implantação da futura coleta do lixo limpo.
- Futuros empreendimentos terão que se adaptar aos novos aparatos de disposição de lixo e com condições de higiene exigidos pela coleta do lixo limpo.
- Se adotados pontos de coleta no interior do condomínio, devem ser criados sistemas de acondicionamento que sejam higiênicos e resolvam o problema do deslocamento de lixo destes pontos de coleta condominiais até o ponto de coleta público.
- Devem ser buscadas soluções através de aparatos que minimizem o risco dos funcionários e arrendatários para conectar o sistema interno de coletas (condominial) com o sistema público municipal.
- Ao decidir pela colocação de um contentor de lixo no fundo de um conjunto com 400 metros de comprimento, deve haver um aparato para o transporte do lixo do fundo até a via pública.
- Há uma negação por parte dos projetistas e analistas de projetos sobre a existência do próprio lixo. Ele tem que ser encarado com algo que é parte do ciclo da vida, como parte das necessidades básicas humanas.

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição


Mais informações sobre o projeto:

Nirce Saffer Medvedovski
Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo / FAUrb / UFPel
53 3284-5507


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