HyperLinkHyperLink

 
 


HyperLink

Introdução à coordenação modular da construção no Brasil: uma abordagem atualizada

Este volume da Coleção Habitare apresenta um panorama histórico e os principais conceitos teóricos da Coordenação Modular, esta já antiga “inovação”, cada vez mais atual, para que se possa qualificar a indústria da construção civil no Brasil. Os preceitos econômicos e de sustentabilidade que norteiam as questões atuais ligadas à produção das edificações impõem o debate acerca do tema de maneira a resgatar este conhecimento imprescindível para a evolução do conhecimento e da prática no campo da tecnologia do ambiente construtivo.
A publicação permite uma revisão da teoria da Coordenação Modular de uma forma clara, precisa e concisa, já que o tema é foco de uma das linhas de pesquisa formada com apoio financeiro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Finep. A Rede com o tema ´Desenvolvimento e difusão de tecnologias construtivas para a habitação de interesse social`, formada a partir do sétimo edital do programa, privilegia o desenvolvimento, a aplicação e a difusão de tecnologias voltadas à Coordenação Modular e à conectividade entre componentes e sistemas construtivos.
Além de apoiar o trabalho dos pesquisadores contemplados neste edital, esta publicação representa um importante esforço para a divulgação deste elementar e fundamental conhecimento. É mais uma ação do Programa Habitare na busca da melhoria da qualidade da construção e da habitação e, no caso da Rede, da habitação de interesse social no país.


HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a casa Alvorada e o Centro Experimental de tecnologias habitacionais sustentáveis

Este livro reúne o histórico e os princípios norteadores dos estudos sobre construções e projetos mais sustentáveis desenvolvidos por integrantes do Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação (NORIE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ). Além de apresentar o Núcleo e sua linha de pesquisas em Edificações e Comunidades Sustentáveis, aborda o conceito de sustentabilidade, seu caráter holístico, interdisciplinar e sistêmico. É uma obra que destaca a importância de que a moradia seja projetada e construída de acordo com a ótica, a ética e a estética da sustentabilidade.
Trata, detalhadamente, de duas experiências do Núcleo: o Projeto Casa Alvorada e o Projeto CETHS – Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis. Financiadas pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Finep, e pela Caixa Econômica Federal, entre outras instituições, estas pesquisas levaram ao desenvolvimento de um conjunto de dissertações, artigos científicos e trabalhos finais de disciplinas, que em parte são documentados neste livro.
Como é rara a bibliografia sobre projetos habitacionais mais sustentáveis em língua portuguesa, sendo ainda mais limitadas aquelas associadas à habitação de interesse social, trata-se de referência para professores, estudantes e profissionais interessados no tema.


HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Planos diretores municipais: integração regional estratégica. Roteiro metodológico

Esta publicação busca contribuir para a estruturação de Planos Diretores Municipais levando em conta que as potencialidades e os problemas na gestão adequada do uso do solo extrapolam os limites geopolíticos das cidades. Suprir a falta de diretrizes que fundamentem a abordagem regional na elaboração desses planos é um de seus objetivos. Em termos de bases legais e institucionais, a obra aborda princípios do Estatuto da Cidade, da função social e de direito urbanístico, além de autonomia e limites de atuação. Enfoca também temas regionais de interesse social, como processo de ocupação, áreas de risco, patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico, mobilidade e logística, sistema viário, atividades econômicas, equipamentos e serviços públicos, entre outros. De acordo com o autor, buscou-se a compreensão das relações entre as principais atividades produtivas de municípios de uma mesma região geoeconômica, além de possibilidades de integração de ações de política pública e propostas para estabelecer parcerias. A obra traz também modelos alternativos de gestão regional, como possibilidade de permitir sua incorporação ao planejamento. Traz ainda procedimentos metodológicos que devem ser adaptados e complementados de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada região.

HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Habitação social nas Metrópoles brasileiras: Uma avaliação das políticas habitacionais em Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo no final do século XX

Esta publicação traz o relato de pesquisas desenvolvidas por uma rede de instituições e que permitiram a avaliação de políticas habitacionais em seis regiões metropolitanas brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Os estudos tiveram apoio financeiro do Programa Habitare e foram coordenados pelo IPPUR/UFRJ. Organizado em 16 capítulos, o livro contempla cenários gerais para cada região, assim como estudos de caso específicos: o Programa Camaragibe, desenvolvido na periferia metropolitana do Recife; o Favela-Bairro, no Rio de Janeiro; as AEIS em Diadema e os mutirões da CDHU em São Paulo. Avalia também a experiência dos conjuntos Paraíso dos Pássaros e Vila da Barca, na Região Metropolitana de Belém; do Residencial Asca e do Conjunto Granja Freiras III, em Belo Horizonte, e dos condomínios dos Anjos e Lupicínio Rodrigues, em Porto Alegre. Os estudos mostram forte presença dos governos locais na construção da habitação de interesse social. Revelam também a importância crescente das organizações não-governamentais e do papel dos movimentos de moradia, assim como o considerável potencial técnico e político que vem sendo acumulado no desenvolvimento da construção habitacional. Os levantamentos indicam ainda importante capacidade de inovação, muitas vezes disseminada entre municípios vizinhos. Do ponto de vista técnico, os mapeamentos apontam melhoria nas técnicas e na qualidade do trabalho em mutirões, embora as avaliações reconheçam a permanência de problemas significativos. Em vários municípios foram também constatadas inovações em termos de gestão, com ampla participação da população. Permanece, no entanto, a carência de recursos destinados a combater o déficit habitacional brasileiro e o problema da gestão de regiões metropolitanas.

HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Pluralismo na Habitação

Realizado na Região Metropolitana de São Paulo, Pluralismo na Habitação aborda o processo utilizado em seis programas habitacionais, aliado a uma avaliação do produto resultante de cada um deles. O enfoque do processo utilizou indicadores para cada etapa que envolve a produção de moradias e também para as instituições envolvidas em cada programa. Já a abordagem do produto habitacional é baseada, entre outros critérios, na satisfação do usuário com relação à sua residência, ao conjunto habitacional como um todo e à inserção do mesmo no ambiente urbano. Os autores da obra são: Edmundo Werna, Alex Kenya Abiko, Leandro de Oliveira Coelho, Ruberio Simas, Ramin Keivani, Diana Sarita Hamburger, e Marco A. P. de Almeida. Com isso, a pesquisa analisa o papel do Estado na provisão habitacional para a população de baixa renda, além de elaborar propostas de futuras políticas para o setor. Habitação adequada é uma das necessidades básicas do ser humano, e infelizmente ainda existem milhões de pessoas no Brasil - e em outros países - que não têm acesso a esse bem. Tais pessoas são obrigadas a travar uma luta diária para viver (muitas vezes sobreviver) com dignidade sem a proteção indispensável de um abrigo. O objetivo dos autores é que os dados e idéias contidos neste livro contribuam para a formulação de futuras políticas e conseqüentes ações que venham melhorar a provisão da habitação de baixo custo no país.

HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Avaliação Pós-ocupação: Métodos e Técnicas Aplicados à Habitação Social

A partir de um estudo de caso - o Conjunto Habitacional Jardim São Luís, localizado na região sudoeste de São Paulo - os arquitetos Marcelo de Andrade Roméro e Sheila Walbe Ornstein apresentam nesta obra técnicas e métodos da Avaliação Pós-Ocupação (APO). Sem minimizar a importância do desempenho físico, essa tecnologia se distingue das avaliações convencionais, pois considera fundamental o nível de satisfação dos usuários. Trata-se de uma metodologia com especial importância para a habitação de interesse social no Brasil, que nas últimas décadas tem adotado soluções urbanísticas, arquitetônicas e construtivas repetitivas em larga escala.

HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Habitação e meio ambiente – abordagem integrada em empreendimentos de interesse social

Coordenado pelo professor Carlos Geraldo Luz de Freitas, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o livro apresenta medidas para prevenir e reduzir o impacto ambiental decorrente de empreendimentos habitacionais nas fazes de planejamento, construção e ocupação. Para cada fase são apontadas alterações ambientais prováveis e as correspondentes soluções recomendadas. A obra volta-se também à Gestão Ambiental, apresentando informações sobre avaliação de impacto ambiental, diagnóstico do meio físico, biótico e antrópico. Ainda traz as Normas de Sistema de Gestão Ambiental e conceito, histórico, tipos, objetivos e protocolos da Auditoria Ambiental.

HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Habitação e Encostas

No Brasil, a ocupação de morros para habitação vem acontecendo em padrões que variam entre o inadequado e o perigoso. O próprio Estado, em seus empreendimentos habitacionais de interesse social, passou a ocupar terrenos mais acidentados, experimentando também sérios problemas nas implantações. Nos morros, o crescimento desordenado das cidades acumula prejuízos para várias gerações e torna-se evidente em episódios de desastres e na criação de paisagens urbanas cada vez mais comprometidas e deterioradas, onde impera a improvisação. Esta obra busca contribuir para a redução da lacuna gerada pela ausência de um urbanismo para encostas no Brasil e pela rara produção de tipologias habitacionais para este tipo particular de terreno.

HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Características da habitação de interesse social na região de Florianópolis: desenvolvimento de indicadores para melhoria do setor

Este trabalho traz o relatório final de atividades desenvolvidas por professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa é integrada por estudos dirigidos ao setor da Habitação de Interesse Social da região da Grande Florianópolis. Fazem parte da pesquisa os seguintes subprojetos: ´Avaliação das políticas públicas no âmbito da pós-ocupação da habitação de interesse social´; ´Consideração do usuário no projeto de habitação social através de sistema hipermídia´; ´Recomendações e alternativas para novos projetos de habitação popular a partir da avaliação das interações entre usuário e moradia´; ´Caracterização da adequação climática de habitações de interesse social´ e ´Ocupação de encostas: dinâmica urbana, modos de vida e cultura do habitar´.

HyperLink HyperLink
   
HyperLink

Anais do Seminário de Avaliação de projetos IPT em habitação e meio ambiente: assentamento urbanos precários

A publicação reúne os trabalhos apresentados no Seminário Programa Habitare – Avaliação de projetos IPT, realizado em setembro de 2001. Os 14 artigos relatam trabalhos, teóricos ou práticos, envolvendo temas como habitação e meio ambiente, urbanização de favelas, políticas de habitação, regularização de conjuntos habitacionais populares e instrumentos de planejamento urbano em assentamentos, entre outros. Os autores integram dois projetos de pesquisa (‘Habitação e meio ambiente – abordagem ambiental integrada em empreendimentos habitacionais de interesse social’ e ‘Procedimentos para tomada de decisão em programas de urbanização de favelas’), desenvolvidos no âmbito do Programa Habitare.

HyperLink HyperLink