HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 9 Outubro 2009
  Habitação de Interesse Social
Pesquisa avalia e gera recomendações para o Programa Entrada da Cidade, de Porto Alegre

Com o apoio financeiro do Habitare, equipe do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE), grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), avalia o Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC), em Porto Alegre. Objetivo é analisar a iniciativa em fase de desenvolvimento, considerando os objetivos propostos e benefícios alcançados.
   

  Qualidade para espaços coletivos
Estudo alerta sobre a carência de planejamento para gestão do lixo em empreendimentos de interesse social

Avaliação técnica realizada em 11 empreendimentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), na cidade de Pelotas (RS), permitiu medições das trajetórias percorridas pelos usuários até a deposição do lixo – e mostra que os moradores chegam a caminhar três vezes a distância recomendada. O estudo revela que mais de 80% dos condôminos estão a distâncias inadequadas dos pontos de coleta.
   

  Inovação
Programa Habitare adapta tecnologia de painéis alveolares para habitação popular

Pesquisa leva em conta as vantagens dos painéis alveolares e o desafio de substituir seu elevado grau de industrialização, dependente de maquinários de alta tecnologia, viabilizando o uso em empreendimentos populares.
   

  Código de boas práticas
USP e IPT preparam experiência piloto para a indústria da construção civil

Concepção do primeiro código contou com a participação de representantes de instituições de ensino e pesquisa, de associações e de sindicatos, organizações públicas como a CAIXA e a CDHU, além de empresas projetistas e que executam obras de alvenaria. Documento traz práticas recomendadas para as etapas de projeto, execução, controle e recebimento, requisitos de desempenho e cuidados de manutenção para a alvenaria de vedação de blocos cerâmicos.
   

  Eficiência energética
Rede de pesquisa coordenada pela UFRN busca materiais construtivos adequados ao clima do Nordeste

Objetivo é buscar sistemas construtivos que otimizem o conforto térmico no ambiente construído e que reduzam os gastos de energia necessários ao condicionamento ambiental. Também priorizam materiais desenvolvidos por empresas locais, que apresentem eficiência, baixo custo e baixo impacto.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição