HyperLinkHyperLink

 
 


Recomendações Técnicas HABITARE - vol 3

Planejamento de canteiros de obra e gestão de processos

Este terceiro volume da série Recomendações Técnicas Habitare aborda o planejamento de canteiros de obras, fundamental na qualidade, produtividade e segurança na construção civil. A publicação apresenta um conjunto de diretrizes para a execução de cada uma das etapas desse processo.

O livro traz conceitos sobre planejamento de canteiros, discute os objetivos deste processo e apresenta diferentes tipos de canteiros. São descritas ferramentas para diagnóstico, padronização e manutenção de canteiros de obra, com destaque para uma lista de verificação que avalia a qualidade das instalações provisórias, segurança do trabalho e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O trabalho especifica também tipologias de instalações provisórias e traz exemplos de estratégias para implantação, com previsão de áreas para refeitório, lazer, banheiros, almoxarifado, guarita, portaria e plantão de vendas. Dedica ainda espaço privilegiado para boas práticas de movimentação e armazenamento de materiais.

A publicação é um dos resultados do projeto "Gestão da qualidade na construção civil: estratégias e melhorias de processos em empresas de pequeno porte", financiado pelo Programa de Tecnologia da Habitação (Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Os estudos foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em Gestão e Economia da Construção, ligado ao Núcleo Orientado para a Inovação da Construção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NORIE/UFRGS), numa parceria com empresas de construção.

Autores:
Tarcísio Abreu Saurin e Carlos Torres Formoso.
110 p.
ISBN 85-89478-17-3

    Nome do arquivo Tipo Tamanho
Capas PDF 1,86 Mb
Capítulos 1 a 5 PDF 2,80 Mb