HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 2 Outubro 2002
  Resíduos
UFSC constrói protótipo da habitação sustentável

Com o objetivo de demonstrar a viabilidade de tecnologias e materiais alternativos para a habitação popular, o Núcleo de Pesquisa em Construção da UFSC está construindo no campus universitário o protótipo de uma construção sustentável. O projeto tem a colaboração de profissionais de diferentes áreas e vai mostrar possibilidades como instalações elétricas otimizadas para baixo consumo de energia, uso de painéis solares para aquecimento da água e painéis fotovoltaicos para geração de energia, além de reutilização de água do lavatório e chuveiro.
   

  Prêmio
PROJETO DE CASAS POPULARES É RECONHECIDO COM PRÊMIO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Estudantes da UFSC ganharam o 4º lugar no concurso nacional “Soluções para Urbanização e Habitação de Baixo Custo no Brasil”, promovido pela Caixa Econômica Federal e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O trabalho integra projeto de pesquisa desenvolvido pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da UFSC, coordenado pela professora Carolina Szücs, e realizado em parceria com a empresa Battistella, de Lages. O projeto chamado “Sistema STELLA-UFSC: avaliação e desenvolvimento de sistema construtivo em madeira de reflorestamento voltado para programas de habitação social” pretende otimizar o processo de construção de casas feitas pela Battistella com o pinus (madeira de reflorestamento) para tornar estas casas acessíveis à população de menor poder aquisitivo.
   

  
"A CONSTRUÇÃO CIVIL TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

O professor Carlos Torres Formoso, coordenador dos trabalhos que resultaram no Plano Estratégico fala sobre as principais tendências vislumbradas para o setor nos próximos cinco a sete anos.
   

  Resíduos
COMPONENTES SÃO PRODUZIDOS COM ADIÇÃO DE CINZAS

Alguns dos melhores resultados das pesquisas para reaproveitamento de resíduos para a Construção Civil realizados na UFSC vêm sendo alcançados com a cinza pesada de termoelétricas. As pesquisas comprovam seu potencial como matéria-prima para a construção, tanto pelo desempenho mecânico apresentado pelos componentes fabricados, quanto pela disponibilidade desse resíduo.
   

  Resíduos
PESQUISA COMPROVA VIABILIDADE DA CINZA DA CASCA DE ARROZ PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Matéria-prima tão eficiente para produção de concretos de alto desempenho quanto a sílica ativa - porém bem mais barata. Assim se mostrou a cinza da casca de arroz no programa experimental realizado pela equipe do Núcleo de Pesquisa em Construção da UFSC.
   

  Resíduos
ESTUDOS COM LÔDO TÊXTIL BUSCAM ALTERNATIVA PARA DESTINO FINAL DE RESÍDUOS TÓXICOS

Com este resíduo, a equipe está estudando a solidificação / estabilização. A lama da indústria têxtil é o subproduto pesquisado em adições com a substituição também de parte do cimento por cinzas pesadas.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição