HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 4 Junho/Julho 2004
  Protótipos
PROGRAMA HABITARE CONSTRÓI NOVOS MODELOS PARA A HABITAÇÃO POPULAR

O projeto de construção de protótipos prevê a concepção de casas-modelo que integrem conceitos de economia, desempenho, qualidade e conforto na habitação popular. A idéia é que as construções sejam usadas como modelos de divulgação de tecnologias não convencionais e permitam a continuidade de estudos como avaliações de desempenho dos materiais. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são instituições que participam do projeto e estão construindo novos modelos para a habitação popular. A USP, que desenvolve uma telha alternativa em fibrocimento vegetal, e a Coppe/RJ, que trabalha com tijolos de solo-cimento, com adição de resíduos, também preparam seus protótipos para demonstração.
   

  Habitação Popular
PROJETO ESTUDA ALTERNATIVAS PARA A AMAZÔNIA

Qual é a relação entre clima, vegetação e herança cultural e de que forma estas características podem ser levadas em conta na escolha da tipologia e das tecnologias construtivas para a habitação de interesse social na região da Amazônia? O artigo ´Habitação Popular – Alternativas para a Amazônia´, traz uma colaboração ao tema, apresentando um panorama sobre a situação da habitação na região e dados sobre estudos de sistemas construtivos alternativos. O projeto executado pelo DepartamentoTécnico e de Produção, da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), com apoio financeiro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), envolveu também a organização das principais informações sobre seis sistemas construtivos alternativos.
   

  Cenário
Pesquisa avalia futuro da construção habitacional no brasil

O Programa Habitare está colaborando com a divulgação do estudo prospectivo desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Os dados mostram qual é a visão de especialistas sobre a construção habitacional no Brasil. A pesquisa foi realizada com apoio da Secretaria de Tecnologia Industrial, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
   

  Financiamentos
FUNDO NACIONAL DE MORADIA POPULAR É APROVADO PELA CÂMARA

Depois de 12 anos de tramitação, foi aprovado no início do mês de junho, na Câmara dos Deputados, o projeto que cria o Conselho Nacional de Moradia Popular (CNMP) e o Fundo Nacional de Moradia Popular (FNMP). O Fundo vai garantir a quem ganha até cinco salários mínimos recursos para a construção, compra ou reforma da casa própria, arrendamento de unidades habitacionais, urbanização, saneamento básico e mesmo aquisição de materiais de construção. Os recursos empregados terão origem no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no Orçamento Geral da União e no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Agora o projeto segue para apreciação do Senado.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição