HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 4 Agosto 2004
  Projeto
Programa Habitare apóia aprimoramento de tecnologias de estabilização de solos

Projeto integrado ao Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) vem aprimorando tecnologias de estabilização de solos para a construção de moradias. O trabalho privilegia a busca de alternativas para a população mais carente. Os estudos mais recentes buscam agregar resíduos industriais à fabricação de blocos de encaixe. As pesquisas são desenvolvidas com a colaboração de pesquisadores do Grupo Geotemah, ligado ao Programa de Engenharia Civil da UFRJ.
   

  História
O solo como material de construção

O solo provavelmente foi a primeira e a mais antiga argamassa empregada pelo homem. Os vestígios de habitações artificiais humanas do período mesolítico (12.000 AC) confirmam a utilização do solo na estrutura das paredes e dos telhados pré-históricos. A pirâmide de Uxmal, no México, construída entre os séculos VI e X, é exemplo de uma mega-estrutura construída com terra. Seu centro é de solo compactado e o exterior é recoberto por pedras. Diversos animais também empregam a terra para construção de seus ninhos.
   

  Conquistas
Unesco está entre as instituições que reconhecem o trabalho

Em 1999, o trabalho com tecnologias de estabilização de solo realizado pela Coppe/UFRJ foi selecionado pela Unesco para ser apresentado e discutido no plenário da sua Assembléia Geral Anual. O encontro lançou, em Paris, a década mundial para a Habitação Popular (2000-2009). Na época, uma reportagem sobre o projeto foi publicada na Revista da Unesco, que circula em vários países e é traduzida em 120 idiomas. No ano passado, a pesquisa foi cadastrada no Banco de Tecnologias Sociais, da Fundação Banco do Brasil.
   

  Financiamento
Programa Habitare abre nova Chamada Pública

Por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Ministério da Ciência e Tecnologia abriu nova chamada pública para financiamento de projetos no âmbito do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare). Serão apoiadas pesquisas que garantam o avanço do conhecimento nas seguintes linhas temáticas: Tecnologias de recuperação e adequação de edificações; Tecnologias para a construção habitacional mais sustentável e Tecnologias inovadoras para a construção habitacional. A data final para envio eletrônico da proposta é 24 de setembro.
   

  Publicação
Habitação de interesse social é tema de edição especial da Revista Ambiente Construído

´Habitação e Interesse Social´ é tema do número quatro da Revista Ambiente Construído, editada pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). O primeiro volume traz cinco artigos que tratam de temas como instrumentos urbanísticos e o acesso à terra, reordenamento físico de assentamentos urbanos, o significado multidimensional e dinâmico de morar, a privacidade na habitação e a análise estética da habitação de interesse social.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição