HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 4 Dezembro 2004
  Inovação
Programa Habitare estimula aprimoramento do gesso para habitação

O Instituto de Física de São Carlos, unidade da Universidade de São Paulo (USP), vai aprimorar o uso do gesso para aplicação na habitação de interesse social. O projeto foi aprovado na quinta Chamada Pública do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), financiado pela Finep e Caixa Econômica Federal. A meta é pesquisar a melhoria das propriedades mecânicas de produtos à base de gesso, principalmente em relação à resistência à propagação de trincas.
   

  Mutirão
Estudo avalia experiências brasileiras

Artigo publicado na Revista Ambiente Construído, em edição dedicada ao tema Habitação de Interesse Social, traz resultados do projeto ´Procedimentos de Gestão de Mutirão Habitacional para População de Baixa Renda (GMutirão)`, desenvolvido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), dentro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare).
   

  Entrevista
Maria Salette de Carvalho Weber / Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) / Secretaria Nacional de Habitação / Ministério das Cidades

"O Habitare vem ocupando lugar de destaque como programa que apóia o desenvolvimento tecnológico e a busca de novas soluções técnicas para a habitação"
   

  Publicações
Obras são disponibilizadas para download gratuito

Livros e CDs que abordam temas relativos ao ambiente construído, com enfoque prioritário na habitação de interesse social, estão disponíveis no Portal Habitare para download por interessados. As obras contemplam áreas como Avaliação Pós-Ocupação, Inserção Urbana, Habitação e Encostas, Habitação e Meio Ambiente, entre outras.
   

  Ocupação em encostas
´Carta dos Morros` está na internet

Diversas palestras abordando a problemática da ocupação de encostas no Brasil estão disponibilizadas para consulta livre no site http://www.encosta.org.br. A página documenta o I Seminário Brasileiro Habitação e Encostas, realizado em dezembro de 2003. No site está também disponibilizada a ´Carta dos Morros`, documento organizado a partir do encontro e encaminhado ao Ministério das Cidades e outras instituições governamentais.
   

  Revista Ambiente Construído
Edição especial sobre Habitação de Interesse Social está completa

Diante do grande número de trabalhos recebidos, o Conselho Editorial da Revista Ambiente Construído, publicada pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), decidiu pela publicação de uma edição especial, organizada em dois volumes. Os artigos trazem resultados de trabalhos de pesquisa.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição