HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 5 Maio 2005
  Moradia popular
Projeto desenvolve jogos para ensinar a construir

O projeto de pesquisa "Mutirão São Gabriel: tecnologias avançadas de informática para novas formas de autogestão", financiado pelo Programa Habitare, busca qualificar a participação de mutirantes no processo de construção de moradias populares. Usando a atração do videogame, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram games didáticos para auxiliar o aprendizado de técnicas construtivas. A partir do projeto surgiram os jogos do Canteiro, da Marcação e da Fundação. A série de games foi concebida para ser executada em uma configuração básica e acessível a telecentros comunitários e escolas públicas.
   

  Política Habitacional
Artigo apresenta avaliação das ações na área de habitação de interesse social em metrópoles brasileiras

No trabalho, o professor Adauto Lucio Cardoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recupera o cenário histórico da política habitacional brasileira. Também apresenta um balanço das ações na área da habitação de interesse social em municípios metropolitanos. Os resultados apresentados são baseados em pesquisa que teve como objetivo central mapear, sistematizar, avaliar e disseminar experiências de gestão da habitação de interesse social, financiada pelo Programa Habitare.
   

  Publicações
Programa Habitare apóia edição de livro com recomendações técnicas sobre argamassas

Será lançada em maio, durante o VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas, uma publicação com recomendações técnicas sobre o uso de revestimentos de argamassas. A expectativa é de que o livro seja uma referência para profissionais da cadeia produtiva da construção, auxiliando na busca de soluções para problemas relacionados às argamassas, que vêm assumindo proporções alarmantes. O VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio, em Florianópolis.
   

  Evento
Especialistas discutem soluções para um problema cada vez mais comum nas cidades: a qualidade das fachadas dos edifícios

A partir desta segunda-feira, 23/5, pesquisadores e profissionais da construção civil se reúnem em Florianópolis no VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas, que este ano contará também com palestrantes internacionais, no I International Symposium on Mortars Technology. O encontro vai contar com 20 palestras de especialistas no assunto e a apresentação de cerca de 50 trabalhos, apresentando estudos desenvolvidos com o objetivo de buscar melhorias para as argamassas de revestimento.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição