HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 5 Agosto 2005
  Habitação Popular
Mercado informal de terras nas cidades brasileiras será estudado

Levando em conta que o acesso à terra urbana por parte considerável da população pobre não conta com estudos sistemáticos, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ), vai caracterizar o mercado informal de solo em algumas cidades brasileiras. Vai também identificar a mobilidade residencial de famílias carentes, revelando as características dessa movimentação. Os resultados deverão dar origem a uma publicação sobre as características e o funcionamento do mercado informal de solo no país.
   

  Gestão
Projeto busca melhoria contínua na redução das perdas da Construção Civil

A meta é aprimorar e operacionalizar a postura de gerenciamento contínuo do consumo de materiais, permitindo que seja utilizada de forma permanente pelas empresas construtoras. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com nove construtoras, ligadas ao Sinduscon/SP, com apoio de equipes acadêmicas da Escola Politécnica da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).
   

  Panorama
Projeto vai implementar banco de dados de componentes alternativos

Usuário poderá simular a aplicação de componentes em situações de projeto, obtendo informações sobre a compatibilidade de componentes entre si e com os processos convencionais.
   

  Seminário
Habitare passa por nova etapa de avaliação

Financiado pela Finep desde 1994, o programa passa por avaliações periódicas. A que foi realizada no final do mês de junho permitiu que, durante três dias, 19 projetos de pesquisa fossem apresentados por seus coordenadores. O encontro foi um momento de análise parcial dos estudos contemplados na Chamada Pública 01/2003, organizada em duas linhas temáticas: “Tecnologias construtivas inovadoras e gestão da cadeia produtiva” e “Procedimentos inovadores em gestão do ambiente construído”.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição