HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 6 Abril 2006
  Habitação Social 1
USP, UFRJ e UCSAL estudam recuperação de edifícios nos centros urbanos

A reabilitação de edifícios para produção de moradias de interesse social é foco de um projeto que conta com o apoio financeiro do Programa Habitare. Trabalham na pesquisa a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a a Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Os estudos vêm sendo desenvolvidos em três grandes centros urbanos brasileiros e devem resultar em uma publicação que dê suporte e otimize os processos de recuperação de construções para a moradia social.
   

  Habitação Social 2
Iniciativas de reabilitação enfrentam carência de leis e não aproveitam novas tecnologias

Projeto Reabilita mostra a falta de formação técnica, legal, financeira e social, tanto de projetistas, como de técnicos que avaliam a viabilidade de projetos de recuperação de edifícios para a moradis de interesse social. Com relação às tecnologias empregadas, há pouco desenvolvimento e baixa aplicação de novas técnicas construtivas e novos materiais voltados para reabilitação.
   

  Pesquisa
UFSC busca aprimorar industrialização de casas em madeira

O Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira (GIEM), ligado à UFSC, busca otimizar a industrialização de casas com espécies de reflorestamento. Agilizar a produção em fábrica e obter maior rapidez no processo de montagem das moradias no canteiro de obras são alguns dos objetivos do projeto que conta com recursos do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), financiado pela Finep.
   

  Publicações
Inovação tecnológica é tema de novo volume da Coletânea Habitare

A publicação vai apresentar resultados de oito pesquisas relacionadas com o tema Inovação Tecnológica. Financiados Os projetos são direcionadas ao desenvolvimento de novos produtos, como telhas de fibrocimento. Há também artigos sobre estudos voltados ao aperfeiçoamento de tecnologias já existentes no mercado.
   

  Construção do futuro
Tema será discutido em agosto no Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído

A 11ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, com o tema Construção do Futuro, será realizado de 23 a 25 de agosto, em Florianópolis. Além de pesquisadores, participarão representantes de órgãos e empresas públicas e privadas.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição