HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 6 Maio/Junho 2006
  Habitação social
Pesquisa identifica necessidades e preferências dos moradores de empreendimentos populares

Uma rede de pesquisa formada por seis universidades é responsável pela execução do Projeto Requali - Gerenciamento de Requisitos e Melhoria da Qualidade na Habitação de Interesse Social. O estudo é financiado pelo Programa Habitare, da Finep, conta também com o apoio da Caixa Econômica Federal, órgãos públicos e empresas de construção.
   

  Resultados
Projeto mostra como vivem e quem são os moradores de programas direcionados à habitação de interesse social

Integrado ao Projeto Requali, o estudo do grau de satisfação dos usuários de habitações populares em cidades do Rio Grande do Sul está sendo feito pelo Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie), ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Núcleo selecionou para a pesquisa empreendimentos de programas que ilustram duas formas de provisão habitacional no Brasil: o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e o Habitar Brasil-BID (HBB).
   

  Desdobramentos
Estudo oferece subsídios ao Programa PAR no Ceará

Com suporte nos trabalhos realizados há vários anos e nas pesquisas desenvolvidas junto ao Projeto Requali, o Grupo de Engenharia Estrutural e Construção Civil (Gercon), da Universidade Federal do Ceará, está participando do processo de seleção de novos projetos de referência para o Programa de Arrendamento Familiar (PAR). O Sindicato da Construção do Ceará fez o convite ao grupo levando em conta a experiência da equipe em estudos sobre a habitação de interesse social.
   

  Publicações
Nova edição da Série Recomendações Técnicas aborda procedimentos de gestão do mutirão

O livro, que está em fase final de edição, reúne sugestões para intervenções habitacionais que envolvam o regime de mutirão. Assim como as demais obras editadas com apoio do Programa Habitare, este segundo volume da série Recomendações Técnicas será disponibilizado para download gratuito a partir da seção Publicações, no Portal Habitare.
   

  Pesquisador
Miguel Sattler recebe prêmio de sustentabilidade na habitação

O trabalho do professor foi reconhecido com o Prêmio de Ciência e Tecnologia Mário Schenberg. Entregue na Câmara Municipal de Porto Alegre, o prêmio bianual foi instituído para valorizar e estimular atividades de pesquisa. Este ano o tema foi “A Sustentabilidade em Habitação".
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição