HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 6 Julho/Agosto 2006
  Pesquisa
Projeto avalia contaminantes nos resíduos da construção

Uma pesquisa financiada pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Finep, está permitindo a identificação dos contaminantes orgânicos e inorgânicos do resíduo da construção. Contemplado na linha temática “Tecnologias para construção habitacional mais sustentável”, o estudo é coordenado pela professora Janaíde Cavalcante Rocha, do Laboratório ValoRes (Valorização de Sub-Produtos Industriais), ligado ao Núcleo de Pesquisa em Construção Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As informações são estratégicas e podem colaborar com a identificação de critérios para aceitação e reserva do resíduo para sua aplicação futura.
   

  Habitação
Grupo multidisciplinar trabalha na melhoria da construção para a região da Amazônia

Uma vila ecológica está sendo construída na sede da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus (AM). O conjunto de oito pequenas casas geminadas está permitindo a aplicação de pesquisas voltadas à busca de uma construção de qualidade e menos agressiva ao ambiente da região. Entre as inovações está o uso do bambu como estrutura de painéis modulados pré-montados, concebidos a partir de estudos de engenharia dos materiais - uma espécie de taipa de bambu, revestida com cimento. A instituição executora do projeto que tem apoio do Programa Habitare é o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
   

  Reconhecimento
Iniciativa apoiada pelo Programa Habitare recebe prêmio Mário Covas

A proposta de formação de brigadas comunitárias em regiões de comunidades carentes em São Paulo já permitiu a formação de mais de 200 brigadistas, a contenção de inúmeros incêndios e a organização da população para melhorias em regiões de favelas. Com apoio do Programa Habitare, a experiência proposta pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) está sendo avaliada e sistematizada em uma obra que poderá ser referência para criação das brigadas em outros estados.
   

  Publicações 1
Planejamento de canteiros é tema do terceiro volume da série Recomendações Técnicas

O Programa Habitare/Finep e a Caixa Econômica Federal estão apoiando a publicação do terceiro volume da série Recomendações Técnicas, com o tema planejamento de canteiros. Os organizadores são Tarcísio Abreu Saurin, professor do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Carlos Torres Formoso, professor do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie), também ligado à UFRGS. Em breve o livro estará disponível para download gratuito no Portal Habitare.
   

  Publicações 2
Revista Ambiente Construído tem edição temática sobre uso racional da água

A edição da Revista Ambiente Construído direcionada ao uso racional da água em edifícios temática está disponível em formato eletrônico no site www.antac.org.br/ambienteconstruido/.A revista é uma publicação da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac).
   

  Prêmio Caixa/IAB 2006
Concurso nacional premia idéias e soluções para habitação de interesse social

Com inscrições abertas até 9 de outubro, o Prêmio CAIXA IAB 2006 é aberto a equipes multidisciplinares, coordenadas por um profissional arquiteto ou urbanista. A meta é premiar idéias e soluções inovadoras em arquitetura e urbanismo para o problema do déficit habitacional brasileiro, principalmente para a população com faixa de renda familiar até seis salários mínimos.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição