HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 6 Setembro/Outubro 2006
  Segurança no trabalho
Projeto colabora com a prevenção de acidentes na construção civil

Programa piloto desenvolvido na região metropolitana de Recife indica que a implantação de um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho traz ganhos significativos, tanto para trabalhadores quanto para empresas de construção civil. A proposta é fudamentada em diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em normas brasileiras.
   

  Comunidades urbanas
Estudo mostra como cresce o mercado informal de terras em Florianópolis

Integrado à rede nacional de pesquisa Infosolo, o projeto comprova o processo de crescimento e densificação das áreas de pobreza na Ilha de Santa Catarina. São 170 assentamentos carentes na área conurbada de Florianópolis, onde vivem mais de 27 mil famílias, em um dinâmico mercado informal de terras.
   

  Pesquisa
Construção sustentável depende de tintas menos tóxicas

Projeto que vem sendo desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP, com apoio financeiro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), tem o objetivo de fornecer critérios às indústrias para que possam adequar os teores de compostos orgânicos voláteis (VOC) e de pigmentos tóxicos.
   

  Financiamento
Programa Habitare apóia novos projetos

Foram aprovadas 17 propostas - sete da Região Sul, seis da Região Sudeste e quatro da Região Nordeste. As linhas de pesquisa apoiadas são “Ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social” e “Desenvolvimento e difusão de tecnologias construtivas para a habitação de interesse social.”
   

  Publicações
Habitare lança mais obras com resultados de pesquisas na área de habitação

As novas publicações são os volumes 5, 6 e 7, da Coletânea Habitare, e os números 2 e 3 da série Recomendações Técnicas. Exemplares serão enviados a bibliotecas de universidades públicas e já estão também disponíveis para download gratuito a partir do Portal Habitare, na seção Publicações.
   

  Protótipos
Casa modelo construída no Rio Grande do Sul pode ser conhecida no Portal Habitare

Conteúdo da seção ´Protótipos` permite conhecer diferentes propostas direcionadas à experimentação e análise de alternativas para a melhoria da qualidade da habitação de interesse social. Construção no campus da UFRGS demonstra soluções simples e avançadas em busca da sustentabilidade na construção.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição