HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 7 Junho 2007
  Financiamento
Habitare adota sistemática de redes cooperativas de pesquisa

Inspirado na experiência do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (Prosab), também da Finep, o Programa Habitare concentra esforços nas redes cooperativas de pesquisa. Em seu sétimo edital, duas redes foram criadas: ´Ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social` e ´Desenvolvimento e difusão de tecnologias construtivas para a habitação de interesse social/Coordenação Modular`. Desde 1994 o Habitare vem apoiando projetos que buscam qualificar a moradia popular.
   

  Novos projetos
UFRGS vai desenvolver indicadores de qualidade para a habitação popular

Meta da equipe integrada ao Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (Norie/UFRGS) é propor metodologias para avaliação do processo de construção e do produto final - os empreendimentos populares. O estudo tem foco em três processos: acompanhamento de obras, avaliação da satisfação de usuários e gestão da operação e manutenção. A expectativa é de que os resultados retroalimentem programas de habitação social.
   

  Pesquisa
Projeto avalia qualidade e durabilidade de revestimentos

Pesquisa da Universidade Federal Fluminense tem como objetivo avaliar o desempenho dos revestimentos normalmente utilizados nas fachadas prediais. Dez paredes foram construídas no campus universitário, como instalação semelhante do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), instituição de Ciência e Tecnologia ligada Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, do governo de Portugal.
   

  Publicações 1
Novo volume da Coleção Habitare aborda política habitacional em seis metrópoles brasileiras

Publicação traz o relato de pesquisas que permitiram a avaliação de políticas habitacionais em seis regiões metropolitanas: Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A obra que traça um cenário dos desafios da habitação popular no Brasil está sendo finalizada e em breve será disponibilizada para download gratuito no Portal Habitare.
   

  Publicações 2
Programa Habitare disponibiliza download de livro sobre planejamento de canteiros

O livro apresenta um método para o planejamento, incluindo diretrizes para a execução em diferentes etapas da construção. São descritas ferramentas para diagnóstico, padronização e manutenção de canteiros de obra, além de uma lista de verificação que avalia a qualidade das instalações provisórias, segurança do trabalho e sistema de movimentação e armazenamento de materiais.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição