HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 7 Outubro 2007
  Habitação de Interesse Social
Projeto organiza diretrizes para reabilitação de edifícios em centros urbanos

Durante dois anos o Projeto Reabilita, financiado pelo Programa Habitare, da Finep, analisou experiências de reabilitação em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Foram estudados quatro empreendimentos em cada uma das cidades, sendo analisados aspectos como o contexto de implantação da reabilitação, os procedimentos e financiamentos, a legislação, os projetos, custos e tecnologias. A partir destas informações, foram elencadas diretrizes para reabilitação de edifícios em áreas centrais.
   

  Desafios
Estudos possibilitam levantamento de dificuldades e de custos da reabilitação no Brasil

As pesquisas realizadas por pesquisadores da USP, UFRJ e Ucsal indicam que o país precisa avançar na implementação e regulamentação de leis e instrumentos urbanísticos que possam ser, de fato, utilizados para fazer valer o uso social do imóvel e coibir a presença de edificações vazias e inadimplentes de taxas de tributos nas áreas centrais.
   

  Inovação
Pesquisas com fibrocimento vegetal geram duas patentes

Um dos pedidos de proteção foi depositado em maio de 2006 e resguarda um método para melhoria do comportamento mecânico de componentes de fibrocimento - mistura de cimento, fibras vegetais e sintéticas. A outra patente, depositada em 2002, solicita proteção intelectual do produto e dos processos de produção de uma telha de fibrocimento vegetal.
   

  Construção Civil
Programa Habitare incentiva qualificação de empresas de insumos em Santa Catarina

As ações fazem parte do projeto Mecanismos de Inovação de Gestão de Produção de Materiais e Serviços da Indústria da Construção (Gesthab), que nasceu com as demandas geradas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).
   

  Publicações
Livro reúne experiências da UFRGS em construções sustentáveis

Novo volume da Coleção Habitare documenta o histórico e os princípios norteadores dos estudos sobre construções e projetos mais sustentáveis desenvolvidos por integrantes do Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação (NORIE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição