HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Fevereiro 2008
  Habitação social
Pesquisa mostra como funciona o mercado imobiliário nas favelas brasileiras

Estudo realizado em áreas de pobreza nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Salvador, Brasília e Belém revela um intenso mercado de venda, compra e locação de imóveis. Para os pesquisadores, alguns resultados são inesperados, como o grande crescimento dos aluguéis nestas comunidades. Os relatórios finais já estão no Portal Habitare.
   

  Feminização da pobreza
Mercado de terras indica presença forte da mulher na comercialização

Em Porto Alegre também chamou atenção dos pesquisadores o número significativo de entrevistados que declararam não exercer trabalho remunerado: 34,8% entre os compradores de imóveis, 40,96% do lado da oferta. Estes dados confirmam que a população dos assentamentos informais, além de pobre, tem relação muito incerta com o mundo do trabalho, situação que faz com que a moradia se torne o único bem de valor possuído pela família.
   

  Locação
Em algumas comunidades mercado de aluguel é o mais dinâmico

Depois de documentar um cenário de 171 áreas de pobreza, a equipe Infosolo de Santa Catarina selecionou seis comunidades carentes para estudo detalhado e levantamento da dinâmica do mercado imobiliário. No universo das localidades analisadas, cinco apresentaram maior número de imóveis alugados do que em processo de compra e venda.
   

  Cidade "Com-Fusa"
Pesquisas colaboram com leitura sobre a dinâmica de crescimento das cidades

Coordenador nacional da rede de pesquisadores que permitiu o estudo do mercado informal de terras em oito capitais brasileiras, o economista Pedro Abramo propõe um diálogo entre a economia urbana, a arquitetura e o urbanismo, fazendo uma análise sobre os processos de crescimento das cidades na América Latina.
   

  Publicações
Livro sobre construção sustentável para download gratuito

Obra reúne o histórico e os princípios norteadores dos estudos sobre construções e projetos mais sustentáveis desenvolvidos por integrantes do Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação (NORIE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É a 15ª publicação editada e disponibilizada para download pelo Habitare.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição