HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Abril 2008
  Casa no campo
Projeto leva inovações à habitação na área rural

O Inovarural foi executado entre 2004 e 2007, viabilizando análise e assessoria na construção de moradias no assentamento rural Pirituba II, no município de Itapeva, em São Paulo. Toda pesquisa contou com ampla participação das famílias nas diferentes etapas. O trabalho mostrou ao grupo de moradores a possibilidade de usar novos materiais construtivos, capacitou jovens e adultos e viabilizou a implantação de uma marcenaria coletiva.
   

  Fundações
Projeto resulta em ensaios simplificados para casas populares

O estudo possibilitou o desenvolvimento de soluções para baixar o custo das sondagens geotécnicas e orientar a escolha da fundação mais adequada para moradias de interesse social. Os ensaios propostos são alternativas a métodos empregados em obras de grande porte.
   

  Novos Materiais
UFSC e Toniolo Pré-Moldados investem em blocos impermeáveis de concreto

O desafio é desenvolver um bloco impermeável, que dispense revestimento externo e seja de baixo custo, para alvenaria estrutural em construções de até quatro pavimentos. Aumentar a velocidade de execução das obras e permitir maior durabilidade e melhor aparência das moradias também são objetivos dos estudos.
   

  Publicações
Livro do Programa Habitare incentiva retomada da coordenação modular

´Introdução à coordenação modular no Brasil – Uma abordagem atualizada` é mais uma obra organizada com apoio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O livro permite uma revisão da teoria da coordenação modular, metodologia que busca racionalizar a construção
   

  Biblioteca virtual
Infohab chega a 12 núcleos ativos e mais de 27 mil documentos no banco de dados

Com nove anos de funcionamento, o Centro de Referência em Habitação tem consulta gratuita. Entre seus mais de 27 mil registros, 63% são artigos de congressos, 13% artigos de periódicos, 7% teses e dissertações e o restante outros tipos de bibliografias. Dos 63% de artigos de congressos constante na base de dados, 86% estão disponibilizados na íntegra.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição