HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Julho 2008
  Consórcio
Pesquisas “dissecam” revestimento de argamassa e buscam avanço tecnológico para a construção civil brasileira

Os desafios são enfrentados por meio do Consórcio Setorial para Inovação em Tecnologia de Revestimentos de Argamassa (Consitra), um esforço que une a Escola Politécnica da USP e a Universidade Federal de Goiás a uma série de entidades diretamente interessadas na melhoria da qualidade dos revestimentos.
   

  Entrevista: Fábio Luiz Campora
“O Consitra é o maior investimento já feito em pesquisas sobre revestimentos e argamassas”

O diretor executivo da Associação Brasileira de Argamassa Industrializada (ABAI), representante do setor produtivo no Consórcio Setorial para Inovação em Tecnologia de Revestimentos de Argamassa (Consitra), fala sobre a importância da iniciativa e seus desafios.
   

  Qualidade
Rede de pesquisa propõe sistema nacional de referenciais tecnológicos

Projeto integrado ao Programa Habitare tem como meta chegar a uma proposta de estrutura institucional e operacional para desenvolvimento, aplicação e difusão de referenciais tecnológicos para a construção civil. O trabalho partiu de uma análise de documentação existente no Brasil e em outros países.
   

  Coordenação Modular
Programa Habitare identifica gargalos para disseminação no Brasil

O diagnóstico não é o primeiro do gênero, já que as primeiras normas de coordenação modular foram aprovadas no Brasil na década de 50. Mas até hoje o sistema modular raramente é adotado pela indústria da construção, por projetistas e órgãos públicos envolvidos com a construção habitacional. O levantamento dos gargalos mostra que a falta de disseminação provoca distorções no entendimento da metodologia.
   

  Publicação
Relatório mostra impactos econômicos, tecnológicos, sociais e ambientais do Programa Habitare

Exemplos de resultados das pesquisas financiadas pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), estão reunidos em publicação disponibilizada no portal www.habitare.org.br. Implantado em 1995 pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Programa Habitare destinou R$ 20 milhões para pesquisas na área de tecnologia do ambiente construído.
   

  Infra-estrutura
Universidade Federal de Campina Grande implanta laboratório para estudo e reutilização de resíduos na construção

O novo espaço vai possibilitar estudos para caracterização e emissão de laudos ambientais para matérias-primas secundárias. Com 380 metros quadrados, o laboratório também dará suporte ao desenvolvimento de novos materiais e componentes construtivos que tenham rejeitos em sua composição.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição