HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 9 Abril 2009
  Qualidade
Pesquisa da Unicamp propõe inovação no levantamento do valor desejado na habitação de interesse social

Proposta da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo extrapola os aspectos econômico-financeiros usualmente associados às pesquisas relacionadas à habitação de interesse social. Para a equipe envolvida, os resultados parciais comprovam a relevância do conceito de “Valor Desejado” pelos moradores, especialmente no contexto de habitação de interesse social, onde o leque de opções é limitado e a participação do usuário final na concepção do projeto é mínima.
   

  Arquitetura e Urbanismo
Estudos revelam potencial de ocupação do centro de Belo Horizonte por moradias populares

O projeto ´Habitar Belo Horizonte: ocupando o Centro` permitiu também a realização de simulações arquitetônicas para revitalização de quadras localizadas na região. A expectativa da equipe formada por professores e estudantes da UFMG é de que os estudos contribuam para que o Poder Público formule políticas de incentivo à ocupação habitacional da área.
   

  Difusão do conhecimento
Grupo da UFAL adapta coordenação modular para a indústria da construção no Nordeste

A pesquisa servirá como referência para a proposição de um modelo de moradia de interesse social para Alagoas. Articulações junto ao Sindicato das Indústrias Cerâmicas e à Federação das Indústrias do Estado de Alagoas fortalecem a proposta.
   

  Novos componentes
Projeto de painéis pré-fabricados em blocos cerâmicos é premiado

Componentes podem ser aplicados em construções residenciais ou industriais. A pesquisa buscou analisar seu desempenho para a construção de interesse social, buscando um novo processo construtivo capaz de proporcionar agilidade e redução de custos.
   

  Habitação Sustentável
Publicação mostra processo de construção de vila ecológica na Amazônia

A publicação disponível para download traz, passo a passo, como foi construída a vila, desde a locação e suas fundações até a implantação de sistema de captação e utilização de águas pluviais.
   

  Banco de Dados
Centro de Referência e Informação em Habitação supera 30 mil documentos

A estatística do acervo registrou no mês de março mais de 20 mil artigos de congressos; 4.228 artigos de periódicos e 6.727 outros documentos, entre normas técnicas.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição