HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 9 Setembro 2009
  Design e Sustentabilidade
UFPR propõe kits de mobiliário-divisória para moradias populares

A utilização de móveis como divisória é uma realidade na maioria das moradias no Brasil, tanto de baixa como de alta renda. No caso de habitações de interesse social são usados com freqüência móveis baixos para divisão entre cozinha e sala, além de guarda-roupas, para marcar o espaço entre quarto e sala.
   

  Desenvolvimento
Universidade Federal de Alagoas trabalha com coordenação modular em blocos de alvenaria

Com apoio do Programa Habitare, professores e estudantes do Centro de Tecnologia e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) difundem no Nordeste brasileiro o conceito de Coordenação Modular. O objetivo é colaborar com a construção de moradias de qualidade, especialmente as de baixa renda.
   

  Qualidade
UFRGS desenvolve componentes de conectividade para sistemas de alvenaria modular

O sistema construtivo de alvenaria estrutural tem sido cada vez mais utilizado em habitações de interesse social. Entretanto, há diversas manifestações patológicas relacionadas às esquadrias e seu entorno, que interferem no conforto e qualidade de vida do usuário, assim como na segurança e aparência da edificação.
   

  Novos componentes
Universidade Federal do Ceará estuda blocos cerâmicos com sistema de encaixe

Para oferecer diretrizes que orientem a proposição de componentes construtivos e a elaboração de projetos, a Universidade Federal do Ceará (UFC) estudou 12 empreendimentos habitacionais do Programa de Arrendamento Falimiar (PAR) no estado do Ceará. A pesquisa partiu de um diagnóstico realizado com coleta sistemática de dados por observação direta, tabulação e análise por meio de um Coeficiente de Defeitos por Unidade. O método utilizado foi também aplicado no Rio Grande do Sul, permitindo comparações entre os estados.
   

  Inovação
UFSC investe em tecnologia com madeira de florestas plantadas

O Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira da UFSC contribui com a modernização da indústria brasileira de construção em madeira. A equipe desenvolve pesquisas que visam à aplicação racional e responsável das madeiras, em especial de espécies de florestas plantadas, como os pinus e os eucaliptos.
   

  Alternativa
UFPB pesquisa sistema construtivo modular com blocos de gesso

O Brasil possui as maiores reservas de gesso do mundo, mas usa muito pouco essa matéria-prima. No país são empregados cerca de 15 kg/hab/ano de gesso, enquanto nos Estados Unidos, maior produtor mundial, são mais de 100 kg/hab/ano. Na Europa são consumidos cerca de 80 kg/hab/ano.
   

  Banco de Dados
UFMG implementa sistema para escolha de componentes e materiais construtivos

O grupo de pesquisa Morar de Outras Maneiras, da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolve uma "wikipedia" para o setor de habitação. A equipe trabalha em um banco de dados de sistemas, componentes e processos que será disponibilizado na internet para ser ampliado pela comunidade da construção civil. O desafio é desenvolver uma ferramenta de mediação e contribuir com a troca de informações, para facilitar a escolha de componentes e materiais construtivos.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição