HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 3 Agosto 2003
  Resíduos
Projeto busca metodologias para reciclagem do entulho da construção

Desenvolvido em conjunto pela Escola Politécnica da USP e o Sinduscon SP, o estudo tem entre seus objetivos desenvolver normas técnicas para facilitar a reciclagem do entulho da construção, além de metodologias de controle de qualidade dos produtos gerados. Uma das metas mais ambiciosas da pesquisa é desenvolver um conjunto de tecnologias de caracterização dos resíduos que torne possível a identificação rápida e segura das oportunidades de reciclagem mais adequadas para cada lote. A expectativa é ampliar o mercado para os produtos reciclados e valorizar a fração de boa qualidade do entulho da construção.
   

  Protótipos
UFSC MOSTRA COMO A HABITAÇÃO POPULAR PODE SER ECONÔMICA, SUSTENTÁVEL E DIGNA

Integrada ao Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugurou no dia 15 de agosto dois protótipos da habitação social. Localizadas no campus universitário, ao lado do Departamento de Engenharia Civil, as duas casas-modelo foram construídas com materiais diferentes: uma é executada em madeira de reflorestamento do tipo pinus e a outra é feita de blocos pré-moldados, concretos e argamassas produzidos com a adição de resíduos. Cinzas de termoelétricas, cinzas de cascas de arroz e entulho da construção civil foram estudados e transformaram-se em adições dos novos materiais.
   

  Ambiente
PESQUISA INVESTIGA IMPACTO DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS

Fontes de poluição atmosférica e causadoras de problemas sobre a saúde do trabalhador, as tintas imobiliárias são investigadas nesta pesquisa. Um dos desafios é desenvolver metodologia de baixo custo para avaliar a velocidade de emissão dos poluentes. Os resultados dos estudos poderão subsidiar uma proposta de legislação ambiental que restrinja o uso de substâncias nocivas como os VOC, pigmentos e biocidas. Os resultados preliminares já foram apresentados e discutidos com o grupo de Meio Ambiente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).
   

  Coleção Habitare
Obra colabora com a urbanização em encostas

Integrada à Coleção Habitare, a obra trata da ocupação de encostas a partir de aspectos históricos, sociais, legais, políticos, econômicos e técnicos. O autor é o professor Flavio Farah, pesquisador do IPT e coordenador do Mestrado Profissional ´Habitação: planejamento e tecnologia´ do Instituto, no qual leciona a disciplina ´Arquitetura e urbanismo no projeto habitacional´. A publicação é resultado da fusão de sua tese de doutorado, também chamada ´Habitação e Encostas´, e a pesquisa ´Desenvolvimento de tipologias para habitações de interesse social em encostas...`, financiada pelo Programa Habitare.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição